Transfusão de sangue no SAMU: parceria de protagonismo internacional completa 3 anos

Site - SAMU


Hoje, 14 de setembro, celebramos com orgulho e satisfação os 3 anos da liberação do alvará sanitário que autorizou a prática da hemotransfusão em ambiente pré-hospitalar na Região Bragantina, uma parceria pioneira entre o HUSF e o SAMU regional.

“Fomos o primeiro projeto desse tipo concretizado na América Latina. Até então, essa prática avançada de socorro era aplicada apenas em alguns países, como os Estados Unidos e o Canadá”, destaca o Dr. Lucas Certain, coordenador médico do SAMU e responsável por trazer essa técnica a Bragança Paulista-SP, após um período de estudos na Austrália.

“Foi um longo período de convencimento junto às autoridades sanitárias para conseguir a liberação. Mas, felizmente, a ANVISA e o Ministério da Saúde acreditaram em nossa proposta. E, hoje, a Região Bragantina colhe os frutos dessa parceria histórica. Até o momento, somamos mais de 30 pacientes com choque hemorrágico, oriundo das mais diversas causas (politraumas, hemorragias digestivas e sangramento obstétrico), atendidos com a transfusão de sangue pelo SAMU. E nossa jornada de protagonismo, orgulhosamente, serviu de modelo para a aplicação dessa prática em outras cidades de relevância, como Florianópolis-SC e Maringá-PR”, detalha o especialista.

Como a prática funciona?
A viatura de suporte avançado do SAMU leva consigo um concentrado de hemácias por 24h, colhido através do Hemonúcleo Regional do HUSF, para o suporte imediato aos pacientes em situação de choque hemorrágico. O composto é armazenado em uma caixa capaz de manter o sangue na temperatura ideal.

“O HUSF e o Lar São Francisco trazem o compromisso de oferecer inovações em prol da saúde da Região Bragantina. E esse case de sucesso mostra que continuamos a cumprir nossa missão”, celebra o diretor administrativo do HUSF, Leandro José Uliam, que também enfatiza a importância do envolvimento da comunidade para a continuidade dessa dinâmica de assistência.

“É essencial ressaltar que esse projeto não seria possível sem o empenho dos doadores de sangue. Por isso, pedimos que os moradores da nossa região continuem a olhar com o carinho para as campanhas que realizamos ao longo do ano. Os hemocomponentes possuem um período certo de validade, o que demanda um abastecimento contínuo do Hemonúcleo. E essa corrente do bem que criamos será fundamental para que a transfusão através do SAMU siga crescendo”.

Você pode fortalecer esse grande projeto a serviço da vida! Entre em contato com nosso Hemonúcleo Regional através das referências abaixo e seja um doador de amor!

Contato do Hemonúcleo Regional – HUSF

📞 Agendamento e informações: (11) 2490-1240
📆 Segunda a sábado (exceto feriados)
⏰ 7h30 às 13h00
🏩 Av. São Francisco de Assis, 260, Bragança Paulista-SP