Radioterapia

Um marco para a saúde paulista

O Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus representa um grande marco para a saúde paulista. Com a abertura do serviço, os pacientes oncológicos dos 11 municípios que compõem a Região Bragantina não deverão mais se deslocar a outros centros urbanos (como Campinas-SP ou São Paulo-SP) para realizar as sessões radioterápicas via SUS, fator que promove mais qualidade de vida aos que lutam diariamente contra o câncer.

O paciente oncológico encaminhado ao setor de radioterapia é inicialmente avaliado pelo médico radioterapeuta e em caso de indicação clínica a conduta a ser tomada será iniciar o processo de preparo do tratamento individualizado para esse paciente.

Uma característica importante em tratamentos radioterápicos consiste em reproduzir com precisão o posicionamento do paciente ao longo de todo o tratamento, garantindo maior segurança na entrega da dose terapêutica. Para que o paciente permaneça imóvel durante cada sessão contamos com o auxílio de acessórios imobilizadores tais como rampa de posicionamento de mama, apoios cervicais, apoios de joelhos, colchões a vácuo, máscaras termoplásticas, entre outros. A escolha dos itens a serem utilizados é feita individualmente para o paciente no dia da simulação do tratamento, de acordo com a região anatômica a ser tratada.

A simulação do tratamento é feita através de exames que permitem ao radioterapeuta definir o tamanho, a forma e a localização do alvo tumoral e dos órgãos de risco em um espaço tridimensional. Em nosso serviço utilizamos o exame de tomografia computadorizada como padrão para os planejamentos dos tratamentos de radioterapia e eventualmente são solicitados exames complementares como RM, US, PET.

O preparo dos tratamentos consiste no uso de um sistema de planejamento que: utiliza os dados dos exames de simulação; leva em consideração heterogeneidades presentes no corpo humano; possibilita a visualização de cortes axiais, coronais e sagitais do paciente; permite o delineamento das estruturas de interesse (tumor e órgãos sadios adjacentes) e sua visualização tridimensional; é capaz de calcular a distribuição de dose em toda a região de interesse do corpo do paciente; exporta para o sistema de gerenciamento do acelerador linear todos os dados dos campos de tratamento a serem aplicados. Todos os planejamentos são feitos pela física médica buscando a melhor cobertura possível no alvo (tumor) e doses reduzidas nos órgãos sadios adjacentes.

O acelerador linear é o principal equipamento do serviço pois é ele que gera radiação e produz feixes de fótons e de elétrons, sendo o grande responsável pela entrega da dose terapêutica prescrita ao paciente.

 

Nossa equipe conta com os mais diversos profissionais tais como médico radioterapeuta, equipe de física médica, equipe de enfermagem, técnicos de radioterapia, equipe administrativa, nutricionista, assistente social e equipe de limpeza, a fim de favorecer um ótimo acompanhamento aos nossos pacientes.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 17 horas

CONTATO
Telefones: (11) 2490-1351, (11) 2490-1352