HUSF inaugura terceiro turno do Serviço de Radioterapia; previsão é de aumento médio de 600 sessões/mês

radioterapia-husf-braganca-paulista

O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, referência em saúde de alta complexidade, anuncia mais uma grande conquista em prol da população: a abertura do terceiro turno da Radioterapia, serviço de assistência oncológica trazido pela ALSF à Região Bragantina.

“A inauguração deste novo turno, que funcionará das 17h às 22h, será de fundamental importância para o tratamento do câncer nos 11 municípios que atendemos de forma referenciada. Ele será responsável por um aumento médio de 600 sessões por mês, algo muito significativo e que fará a diferença no cenário de saúde regional”, celebra Leandro José Uliam, diretor administrativo do HUSF.

Em 2022, o HUSF recebeu 609 pacientes para o tratamento de radioterapia, contabilizando 6.749 sessões ao todo. O setor foi inaugurado em 2021, com a primeira consulta realizada no dia 3 de maio e a primeira sessão no dia 12 de maio.

“A radioterapia é uma técnica que usa radiação de alta energia para o tratamento do câncer. Trata-se de uma terapia de alta precisão em segurança, que utiliza dados de tomografia computadorizada para guiar o aparelho ao local exato do tumor, sendo empregada em, aproximadamente, 70% dos casos de câncer desde praticamente a sua descoberta, no final do Século XIX”, explica o Dr. Fábio Ribeiro Fulanetto, médico radioterapeuta do HUSF.

“Continuaremos trabalhando, conforme o carisma de nossa Associação e Fraternidade, para continuar implementando conquistas e melhorias em prol da saúde da Região, oferecendo um tratamento de excelência em assistência e acolhimento”, finaliza Leandro.