Atendendo a um pedido urgente da Arquidiocese de Porto Alegre e da Vice-Presidência da República, a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF) enviou um grupo de voluntários para auxiliar na reconstrução das áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Esses colaboradores, especializados em diversas áreas da saúde, permanecerão por dez dias na capital, Porto Alegre, oferecendo assistência e acolhimento às vítimas das recentes inundações.
A equipe embarcou na manhã desta segunda-feira, a bordo de uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), partindo da Base Aérea de São Paulo, localizada em Guarulhos, com destino à Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. A missão tem como objetivo principal avaliar as necessidades mais urgentes da população afetada e, se necessário, estabelecer um hospital de campanha sob a coordenação do Lar São Francisco.
“Está no carisma franciscano superar barreiras e enxergar o sofrimento do próximo. Por isso, não medimos esforços para ajudar o povo gaúcho neste momento. Nossa Associação e Fraternidade está sempre em conexão com as Dioceses, Arquidioceses e, sobretudo, com os que sofrem e necessitam de assistência e acolhimento”, pontuou Frei Tadeu Oliveira, diretor geral do HUSF.
A missão também contou com um significativo apoio logístico da Força Aérea Brasileira. “Gostaríamos de agradecer ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e ao Comandante da Base Aérea de São Paulo, Coronel Aviador Leonar Tiago Barbosa, pelo suporte imprescindível,” declarou Leandro José Uliam, diretor administrativo do HUSF.
Nos próximos dias, a equipe de voluntários irá se empenhar para fornecer o máximo de assistência possível, ajudando as vítimas das enchentes a se recuperarem e retomarem suas vidas. A comunidade local aguarda com esperança o impacto positivo que esses profissionais de saúde trarão para a região devastada.