Dia Mundial do Rim 2022: confira nossas ações no Serviço de Hemodiálise

dia-mundial-rim-2022-hemodialise-husf

“Educando sobre a doença renal” é o tema de 2022 do Dia Mundial do Rim, período de fundamental importância para a saúde brasileira.

Para celebrar a data em nosso Serviço de Hemodiálise, referência em procedimentos de média e alta complexidade para os 11 municípios da Região Bragantina, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus realizou uma programação especial com atrações para os pacientes e seus respectivos familiares.

O cronograma de ações contou com palestras educativas, momentos de conscientização com a equipe multiprofissional (composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas), bingos interativos e um delicioso café da manhã oferecido pela empresa Accord.

Quando diagnosticada precocemente, a Doença Renal Crônica (DRC), caracterizada pela lesão irreversível nos rins, pode ter sua progressão retardada ou controlada na maior parte dos casos. Entretanto, por não provocar sintomas significativos ou específicos, a DRC exige alerta caso os seguintes fatores de risco sejam manifestados: hipertensão ou diabetes.

Caso não haja a devida atenção no cenário preventivo, a DRC pode evoluir para um caso grave, demandando os procedimentos de diálise ou transplante renal. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) apontam a presença de mais de 140 mil pacientes dialíticos no País – nosso Hospital registra mensalmente uma média de 145 pacientes em tratamento renal substitutivo, 422 em atendimentos ambulatoriais e mais de mil consultas em Hemodiálise.

Infelizmente, as estatísticas crescentes de doenças renais crônicas seguem afetando a população mundial. Estima-se que, em 2040, a DRC possa vir a ser a quinta maior causa de morte no mundo, índice que alerta para a importância dos exames preventivos de rastreabilidade (ureia/creatinina e urina) em conjunto com a adoção de hábitos saudáveis de vida no que diz respeito à alimentação e aos exercícios físicos.

Ajude-nos a seguir compartilhando a cultura da prevenção! Divulgue nosso conteúdo a serviço da vida com seus familiares e amigos!