HUSF realiza procedimento complexo com médicos referenciados em Angiorradiologia e Radiologia Intervencionista

angiologia-rad-intervencionista-husf-braganca

Na tarde do dia 14 de dezembro, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus realizou, em uma paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) residente em Joanópolis-SP, uma intervenção complexa e dificilmente cumprida fora dos grandes centros médicos nacionais: o procedimento pós-operatório de uma anastomose biliodigestiva que evoluiu com estenose (estreitamento). A técnica foi executada por médicos que são referência em Angiorradiologia e Radiologia Intervencionista no Brasil: Dr. Ricardo Augusto de Paula Pinto (CRM 82022) e Dr. Renato Norberto Zangiacomo (CRM 150024/SP).

Graduado em Medicina pela Universidade São Francisco (USF) em 1994, Dr. Ricardo é o criador da disciplina de Cirurgia Minimamente Invasiva e Guiada por Imagem Aplicada à Anatomia Humana, pioneira no currículo de Ensino Médico no Brasil. Especialista em Angiorradiologia e Radiologia Intervencionista pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), também foi professor orientador da primeira Liga Acadêmica de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Vascular e Endovascular do País, em 2007.

Por sua vez, Dr. Renato, graduado pela Universidade de Taubaté (2011), é membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice). Atualmente, apresenta rotina de trabalho direcionada para procedimentos minimamente invasivos (percutâneos e endovasculares) guiados por imagem no estado de São Paulo.

“Por não ter acesso endoscópico, foi solicitado que fizéssemos essa dilatação do estreitamento por via percutânea, guiada por ultrassom para desobstrução ou dilatação dessa estenose. E muito me honra poder cumprir esse procedimento no local onde me formei como médico. Agradeço ao Dr. Caled Kadri e à Diretoria do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus pelo nobre convite, e devo também destacar todo o suporte da equipe de Enfermagem e Anestesiologia, além das empresas Angiomedical e Tamussino, que ofereceram todo o suporte necessário”, destacou Dr. Ricardo.