Sangue de Primeira – 3ª edição

sangue-de-primeira-segunda-edicao (1)

O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus e o Red Bull Bragantino estão novamente escalados para salvar vidas. Neste mês de maio, inicia-se a terceira edição da campanha Sangue de Primeira, com a missão de arrecadar doações de sangue ao nosso Hemonúcleo Regional, referência para 11 municípios.

Devido à pandemia da COVID-19, o número de bolsas de sangue coletadas tem diminuído consideravelmente. Porém, nossos pacientes não podem esperar. E, nesta batalha tão importante e decisiva, nada como contar com o apoio dos craques do Massa Bruta: o clube nos presenteou com duas bolas personalizadas autografadas para serem sorteadas aos doadores nos meses de maio e junho.

“A pandemia, infelizmente, reflete negativamente em todos os setores da sociedade. E nosso Hemonúcleo Regional continua em estado crítico pela ausência de doadores de sangue. Felizmente, podemos, novamente, contar com o apoio do Red Bull Bragantino nesta causa a serviço da vida. Esperamos reverter o quadro negativo com a mobilização de todos”, celebra o diretor geral do HUSF, Frei Roberto Santos.

Quem doar sangue em nosso Hemonúcleo entre os dias 13/5 e 31/5 concorrerá à primeira bola autografada pelos craques. A segunda será sorteada aos doadores de todo o mês de junho – em celebração ao movimento Junho Vermelho.

“O Junho Vermelho é uma renomada campanha de incentivo à doação de sangue. E muito nos honra ter o apoio do Red Bull Bragantino para popularizar e divulgar essa temática à sociedade. O Massa Bruta é motivo de orgulho para nossa Região e, certamente, seguiremos salvando vidas juntos”, destaca Leandro José Uliam, diretor administrativo do HUSF.

Para realizar a sua doação de sangue, é necessário fazer o agendamento junto ao Hemonúcleo Regional através do seguinte número: (11) 2490-1240.

O Hemonúcleo Regional funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h30 às 13h, no seguinte endereço: Avenida São Francisco de Assis, nº 260, Cidade Universitária, Bragança Paulista-SP.

Dúvidas frequentes (FAQ) sobre a doação de sangue

O que é necessário para ser um doador de sangue?

Dentre os requisitos básicos, estão: ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50kg; não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses; não ter antecedentes de Doença de Chagas, Hepatite ou Sífilis; não estar grávida, amamentando ou ter feito parto ou aborto nos últimos 3 meses; não ser usuário de drogas e não ter comportamento de risco para AIDS.

Quais protocolos devo seguir no dia de minha doação de sangue?

Ter repousado por, no mínimo, 6h; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12h; ter feito uma alimentação leve (o doador não deve estar em jejum) e não estar com febre, gripe ou resfriado.

Quantas doações de sangue podem ser realizadas no intervalo de um ano?

Homens podem doar sangue a cada 60 dias (contabilizando, no máximo, quatro doações no período de um ano). Mulheres podem doar a cada 90 dias (contabilizando, no máximo, três doações no período de um ano).

Fui vacinado contra a COVID-19. Quando poderei doar sangue?

Se você recebeu a vacina Oxford/AstraZeneca ou Pfizer, deve aguardar 7 dias após a dose (primeira ou segunda). Caso tenha sido a vacina do Butantan/CoronaVac, deve aguardar 48h após a dose (primeira ou segunda).

Fui contaminado pela COVID-19 ou tive contato com caso suspeito/confirmado. Quanto tempo devo aguardar?

Caso você tenha testado positivo para COVID-19, deve aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para doar sangue. Mas, se teve contato com algum caso suspeito ou confirmado da doença, poderá doar sangue 15 dias após o respectivo contato.

Tenho dúvidas específicas. Vocês poderiam esclarecê-la por telefone?

Sim! Nossa missão é passar todas as informações necessárias para uma experiência segura e acolhedora. Caso persista alguma dúvida, basta ligar no mesmo número de agendamento!

Histórico da campanha

A campanha Sangue de Primeira surgiu em dezembro de 2019, ano do histórico retorno do Massa Bruta à elite do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, foi sorteada uma camiseta branca autografada pelos atletas campeões da Série B aos doadores de sangue. A ação inaugural arrecadou 87 bolsas de sangue (consolidando um potencial para salvar até 261 vidas, visto que o sangue pode ser utilizado de forma terapêutica em até três pacientes diferentes).

No ano passado, em virtude da pandemia, a segunda edição teve um período de doação estendido – sendo realizada entre 14/10 e 24/11. A campanha, que sorteou a camiseta preta autografada, foi responsável por arrecadar 658 bolsas (potencial para salvar até 1.974 vidas).

Observação: reforçamos que o sorteio será realizado pelo Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, obra da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, e não pela Red Bull ou pelo Red Bull Bragantino