Quem Somos



A história do HUSF teve início na década de 70, para atender às necessidades de suporte científico, com base em aulas práticas para a primeira turma da Faculdade Bandeirante de Medicina, a princípio administrada pelo Instituto de Ensino Superior da região bragantina.

Após intervenção do Conselho Federal de Educação, em 1974, nasceu o Hospital Universitário São Francisco. Hoje com 42 anos de vida, o HUSF é o hospital mais importante do município de Bragança Paulista e região, em razão de suas atividades e intervenções de elevada especialização nos procedimentos de Média e Alta Complexidade.

Administrado desde 2012 pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade filantrópica cristã, sem fins lucrativos, dedicados a acolher, cuidar e servir aqueles que mais necessitam (mais informações no site www.franciscanosnaprovidencia.org.br), é referência regional em atendimentos de urgência e emergência,  cirurgia cardíaca, hemodinâmica,  partos de alto risco,  oncologia , ortopedia e traumatologia,  neonatologia, cirurgia pediátrica e neonatal, terapia renal substitutiva, além de atendimentos ambulatoriais especializados e outros, abrangendo uma população de aproximadamente meio milhão de habitantes.

Como Hospital de Ensino,  reconhecido pelo Ministério da Saúde e Educação, mantém a residência médica em 15 especialidades: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Coloproctologia, Medicina Intensiva, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Urologia, Cirurgia Pediátrica e Psiquiatria. Também é  campo de estágio para os cursos da área de Saúde da Universidade São Francisco – USF como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia.

O HUSF oferece 216 leitos para  internações  com apoio dos  serviços de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Assistência Social, responsáveis por mais de 4.000 atendimentos e ações de apoio por mês e o Pronto-Socorro (urgência e emergência)  está preparado e conta com uma infraestrutura completa de um hospital de grande porte para receber os casos mais graves e complexos da região, realizando mais de 7.000 atendimentos por mês.

No atendimento ambulatorial, são mais de 4.500 atendimentos por mês, em diversas especialidades. Em medicina diagnóstica, o HUSF realiza mensalmente cerca de 69.000 exames e procedimentos, alguns com exclusividade na região, como Medicina Nuclear e Litotripsia.

 

  

Galeria