Hemonúcleo Regional

hemonucleo-regional-doe-sangue-husf-braganca-paulista

Os notáveis avanços da ciência nos permitem sonhar com a disposição de sangue produzido em laboratório no futuro. Porém, atualmente, quando alguém necessita de uma transfusão para sobreviver, só pode contar com a boa vontade de outras pessoas.

Felizmente, uma simples doação de sangue pode salvar a vida de até três pessoas – afinal, as hemácias, plaquetas e plasmas representam componentes que podem ser utilizados na recuperação de pessoas com câncer, acidentados, crianças prematuras ou procedimentos cirúrgicos.

Referência na região de Bragança Paulista-SP, o Hemonúcleo do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus fornece sangue e seus respectivos componentes às instituições de saúde públicas e privadas dos municípios vizinhos, sendo responsável, também, pelo suporte às terapias transfusionais em pacientes internados em seus leitos.

Detentor de uma moderna e acolhedora infraestrutura, o Hemonúcleo do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus lhe aguarda para um gesto de amor e solidariedade.

O Hemonúcleo está aberto de segunda a sábado, exceto feriados, das 7h30 às 13h00!

Neste contexto de pandemia, o Hemonúcleo segue operando mediante agendamento. Para realizar a sua doação, entre em contato com o seguinte telefone: (11) 2490-1240.

O que é necessário para ser um doador de sangue?

Dentre os requisitos básicos, estão: ter entre 16 e 69 anos (as pessoas com 69 anos devem ter feito a primeira doação até os 60); pesar mais de 50kg; não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses; não ter antecedentes de Doença de Chagas, Hepatite ou Sífilis; não estar grávida, amamentando ou ter feito parto ou aborto nos últimos 3 meses; não ser usuário de drogas e não ter comportamento de risco para AIDS.

Quais protocolos devo seguir no dia de minha doação de sangue?

Ter repousado por, no mínimo, 6h; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12h; ter feito uma alimentação leve (o doador não deve estar em jejum) e não estar com febre, gripe ou resfriado.

Quantas doações de sangue podem ser realizadas no intervalo de um ano?

Homens podem doar sangue a cada 60 dias (contabilizando, no máximo, quatro doações no período de um ano). Mulheres podem doar a cada 90 dias (contabilizando, no máximo, três doações no período de um ano).

Fui vacinado contra a COVID-19. Quando poderei doar sangue?

Se você recebeu a vacina Janssen, Moderna, Oxford/AstraZeneca ou Pfizer, deve aguardar 7 dias após a dose. Caso tenha sido a vacina do Butantan/CoronaVac, deve aguardar 48h após a dose.

Fui contaminado pela COVID-19 ou tive contato com caso suspeito/confirmado. Quanto tempo devo aguardar?

Quem testou positivo para COVID-19 e teve sintomas leves ou moderados deve aguardar 10 dias para doar sangue. Casos que resultaram em internações graves devem ser tratados de forma particular.

Quem teve contato próximo com algum caso confirmado de COVID-19 deve aguardar 7 dias para doar sangue (entende-se por “contato próximo” os seguintes cenários: morar junto ou ter ficado a menos de 1m de distância e sem utilizar máscara de alguém confirmado por um período superior a 15min)

Tenho dúvidas específicas. Vocês poderiam esclarecê-la por telefone?

Sim! Nossa missão é passar todas as informações necessárias para uma experiência segura e acolhedora. Caso persista alguma dúvida, basta ligar no mesmo número de agendamento! 

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus realiza o cadastro de doadores de medula óssea. 

Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não ter nenhuma doença infecciosa ou incapacitante.

Conheça mais sobre a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus clicando aqui!