O psicólogo e a saúde mental na pandemia
Confira o texto de Flávia Gozzoli, coordenadora da Psicologia Hospitalar


27/08/2020 08:52:21 Comunicação NOTÍCIAS

O ano de 2020 está marcado por um evento inédito: uma pandemia que obrigou, de repente, a humanidade mudar de hábito, rotina e adquirir uma nova forma de viver.

No campo da saúde mental, diante desta realidade, o psicólogo também está inserido neste desafio de trabalhar e adaptar sua prática.

Neste cenário, não há distinção: toda população foi atingida e, devido a esta característica, foi necessário ao psicólogo a utilização de recursos para oferecer um serviço de ampla abrangência.

Os profissionais da área da saúde, na linha de frente ou não, estão lidando com sentimentos e comportamentos relacionados à exposição direta, contato com sofrimento, morte, carga horária extensa, sensação de incapacidade, além de adotarem medidas de segurança mais rigorosas (por considerar um risco maior de transmissão aos seus familiares).         

Quanto às ações no ambiente hospitalar, a equipe do Serviço de Psicologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus se prontificou a realizar atendimento aos colaboradores através de um projeto em conjunto com a Medicina do Trabalho. Este trabalho tem como foco prevenir, orientar e acolher a demanda que pode surgir como ansiedade, depressão, estresse, burnout e outras alterações psíquicas que podem interferir na atividade laboral do indivíduo. Ao identificar um quadro emocional que exige acompanhamento, o colaborador é encaminhado para continuidade ao tratamento.

Outra ação realizada pelo Serviço de Psicologia em parceria com a equipe médica e de enfermagem é a visita virtual através de chamada de vídeo por aplicativo de familiares aos pacientes internados com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19. Este recurso permite a aproximação da família ao doente, trazendo conforto e minimizando fatores estressores pelo distanciamento.

Todos os profissionais do Serviço de Psicologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus estão em ação, atendendo os pacientes do Hospital-Dia, Hemodiálise e Oncologia, tomando os cuidados necessários e medidas de segurança para garantir e manter a assistência à saúde mental neste momento.

Dicas de nossos profissionais para manter a saúde mental na pandemia

"Neste momento, é importante o cuidado com excesso de informação. Procure fontes seguras para não causar falsas interpretações".
Adão Canedo de Oliveira – Psicólogo hospitalar
CRP – 06/72663

"Aproveite para usar a tecnologia a seu favor. É uma forma de se aproximar de amigos e familiares e, assim, diminuir o impacto do distanciamento".
Alessandra Regina Valente Guanaes – Psicóloga hospitalar
CRP – 06/83086

"Manter a qualidade do sono e alimentação; pequenos prazeres do dia a dia, como ouvir música e manter contato com quem se sente confortável".
Analice Rodrigues Martins – Residente Multiprofissional em Psicologia (Saúde neonatal)
CRP – 06/139931

"Escutar os sinais do corpo, prestar atenção quando precisamos de uma pausa, descansar, tomar um banho, assistir um filme. Pequenas atitudes podem proporcionar momentos de relaxamento".
Camilla Sousa de Oliveira Moraes – Residente Multiprofissional em Psicologia (Saúde neonatal)
CRP – 06/156467

"Reorganizar pensamentos e focar no que é importante, manter rotina diária de leituras profissionais e pessoais e aproveitar o tempo em família".
Fernanda de Sales Bratti – Psicóloga organizacional
CRP 06/134413

"Experimentar, autodescobrir-se através de atividades, olhares e sentimentos que este momento proporciona".
Flavia Gozzoli – Coordenadora do serviço de Psicologia Hospitalar
CRP – 06/56420

"Manter uma rotina, seja em casa ou no trabalho, incluir atividade física e de lazer. Estas ações trazem bem-estar e aconchego".
Lenilza Soares Cruz – Psicóloga hospitalar
CRP – 06/71708

"Ter uma rede de apoio, família, amigos, grupos. Este contato traz conforto e alivia a sensação de distanciamento".
Marina Lins Antunes – Residente Multiprofissional em Psicologia (Saúde intensiva)
CRP 06/150390


Tags:  

Galeria