Dia Mundial do Câncer: médica oncologista do HUSF dá dez dicas preventivas
Compartilhe o conteúdo nas redes sociais com amigos e familiares!


04/02/2020 08:08:08 Comunicação NOTÍCIAS

Neste dia 4 de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial do Câncer, data que traz consigo um importante período de conscientização quanto à necessidade da adoção de hábitos saudáveis por parte da população.
 
Com o compromisso de difundir informação de qualidade aos internautas, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus compartilha dez dicas importantes para a prevenção do câncer, destacadas pela Drª. Simone Felitti (CRM 94.349), coordenadora e médica da divisão de Oncologia da instituição.
 
Repasse o conteúdo a todos os amigos e familiares, ampliando nossa corrente em prol da saúde!
 
Dica 1: Parar de fumar
Trata-se da regra mais importante para a prevenção do câncer (principalmente o de pulmão, que apresenta maior índice de letalidade). Porém, o ato também ajudará de modo fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares e respiratórias.
 
Dica 2: Adotar uma dieta saudável
Dê preferência aos legumes, aos cereais e às frutas; evite carnes vermelhas e alimentos gordurosos; inclua 25g de fibras em seu consumo diário e opte sempre por óleo de girassol, óleo de soja ou azeite de oliva, pois a dieta regrada pode reduzir o risco de câncer em até 40%.
 
Dica 3: Evitar as bebidas alcoólicas
 
Dica 4: Praticar atividades físicas
É essencial a prática de atividades físicas de forma moderada durante, pelo menos, meia hora ao dia, cinco vezes por semana. Porém, antes do início, é necessário realizar uma avaliação médica especializada.
 
Dica 5: Realizar o exame clínico de mama
As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame clínico de mama anualmente. No entanto, nos casos em que a pessoa é identificada como grupo de alto risco (ou seja, apresentaram casos de câncer de mama na família antes dos 50 anos), os exames clínicos associados devem ser cumpridos a partir dos 35 anos.
 
Dica 6: Realizar o exame de colo de útero
As mulheres também deverão realizar o exame de colo de útero (Papanicolau) anualmente. E, depois de dois resultados negativos consecutivos, tal exame poderá ser realizado a cada três anos.
 
Dica 7: Realizar o exame de colonoscopia
Homens e mulheres com mais de 50 anos devem realizar o exame de colonoscopia para a detecção precoce de câncer de intestino.
 
Dica 8: Avaliar o risco de câncer de próstata
Homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para avaliação do risco de desenvolvimento de câncer de próstata e receber as devidas orientações do especialista.
 
Dica 9: Evitar exposição prolongada ao sol e utilizar filtro solar fator 15 ou superior
 
Dica 10: Fazer o autoexame da boca e da pele
 
Clique aqui para acessar o conteúdo em nossa fanpage e compartilhar com amigos e familiares!

Tags: