Humanização: alunos da rede pública de Nazaré Paulista-SP emocionam e presenteiam pacientes do HUSF
A tarde contou com canções alegres e belos mimos confeccionados à mão


18/06/2019 09:04:23 Comunicação NOTÍCIAS

Na última semana, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus recebeu a presença de alunos da Escola Estadual Fábio Hacl Pínola, de Nazaré Paulista-SP, que protagonizaram inesquecíveis gestos de solidariedade e amor ao próximo. Sob a orientação das professoras Flávia de Lima Dutra e Luciana Pedroso, eles, devidamente fantasiados, cantaram lindas canções aos pacientes internados e os presentearam com bonecas e ursos de pano – cuidadosamente confeccionados à mão.

O exemplar engajamento social dos alunos é resultado de uma matéria eletiva proposta pela escola estadual, que funciona em período integral. Além das disciplinas presentes na grade curricular obrigatória da rede pública de ensino, os alunos cumprem um cronograma específico de estudos e projetos. Na grade especial, estão presentes temas como orientação de estudos e protagonismo juvenil.

“Viemos trazer ao Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus o projeto Brinquedolândia, que integra a nossa matéria eletiva, de frequência semestral. Entendemos que o programa é essencial para auxiliar a formação dos alunos, pois possui um viés humanístico e de responsabilidade social. Nossa meta é contribuir para a formação de cidadãos engajados com o ambiente em que estão inseridos”, detalhou a professora Flávia, que ministra aulas de Filosofia, Sociologia, Orientação de Estudos e Preparação Acadêmica.

Ao formularem o projeto Brinquedolândia, as docentes de Nazaré Paulista-SP logo pensaram no Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus e receberam a imediata aceitação. “Queríamos levar a nossa iniciativa a uma instituição de grande porte, que tivesse uma consagrada abrangência social. Assim, entramos em contato com o setor de Humanização e apresentamos a ideia. Felizmente, tudo correu da melhor forma. E, hoje, além de contribuir para a alegria dos pacientes, nossos alunos acabam estimulados a ter um posicionamento mais crítico e ativo na sociedade”, resumiu Flávia.

Integrante do Centro Integrado de Humanização do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, Suziane Siqueira descreveu a surpresa ao receber o convite das professoras e exaltou a dedicação dos alunos em contribuir com pautas relacionadas à solidariedade, cidadania e inclusão social.

“Para nós do hospital, o voluntariado é muito importante, pois um simples gesto de amor e carinho, como um verso de música cantarolado, pode transformar o dia dos pacientes. Portanto, é muito emocionante ver o engajamento dos jovens, que também dedicaram parte do tempo para confeccionar bonecas e ursos de pano. Durante a entrega dos presentes e a cada canção entoada, pude notar o marcante olhar de gratidão e carinho vindo de ambas as partes. Afinal, é um ato transformador para quem pratica e para quem recebe”, expôs.

Por fim, a professora Luciana Pedroso, que ministra aulas de Língua Portuguesa, Orientação de Estudos e Protagonismo Juvenil, enalteceu o valor da simbólica experiência aos alunos e revelou a projeção de futuras ações de humanização junto ao Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus.

“Penso que a semente foi plantada em todos os corações. Os alunos saíram do Hospital com expectativas positivas em relação às importantes temáticas de voluntariado, pois uma experiência assim nunca passa em vão. E nossos projetos sempre seguirão essa linha, já que fomos muito bem acolhidos por todos os profissionais da instituição”, encerrou.


Tags:  

Galeria