Entenda o TAVI: implante de válvula aórtica via cateterismo
O complexo procedimento raramente é feito longe de grandes centros cardiológicos


06/06/2019 09:54:13 Comunicação NOTÍCIAS

ENTENDA O TAVI: IMPLANTE DE VÁLVULA AÓRTICA VIA CATETERISMO

O implante de válvula aórtica via cateterismo (TAVI) é uma intervenção médica raramente realizada longe dos grandes centros cardiológicos nacionais e internacionais. O complexo procedimento é realizado quando há o diagnóstico de estenose valvar aórtica – doença que, quando não tratada cirurgicamente, mata metade dos pacientes em apenas dois anos.

Entretanto, cerca de 1/3 dos pacientes não podem ser submetidos à cirurgia, devido ao alto risco que a mesma representa. Assim, é necessário recorrer à troca de válvula via cateterismo, que representa um processo minimamente invasivo.

“A troca valvar, neste caso particular, é realizada mediante um procedimento de cateterismo cardíaco com punção na artéria femural”, introduziu o Dr. Murillo Antunes, chefe do departamento de Cardiologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, antes de enfatizar o sucesso do procedimento.

“Por ter salvo a vida de milhares de pacientes com restrições cirúrgicas, o implante de válvula aórtica é um sucesso no âmbito cardiológico mundial. Portanto, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem avaliado a incorporação do TAVI em seus serviços. Espero que, em pouco tempo, os usuários da rede pública possam ser contemplados com esse procedimento tão essencial”.

Dr. Murillo de Oliveira Antunes – Doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP) e chefe do departamento de Cardiologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (CRM/SP 104.620)

Equipe de Cardiologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus

Dr. Bruno Stefani Lelis Silva – CRM/SP 129.168
Dra. Cristina de Sylos – CRM/SP 93.128
Dra. Fernanda Coutinho Storti Malufi – CRM/SP 86.935
Dr. José Armando Mangione – CRM 31.002
Dr. Leonardo Moraes de Albuquerque – CRM 111.374
Dr. Luiz Felipe Wili - CRM 115.317
Dr. Murillo de Oliveira Antunes – CRM/SP 104.620
Dr. Tibério Augusto Oliveira Costa – CRM 174.265


Tags:  

Galeria