Enfermeira Obstetra do HUSF participa do Simpósio Internacional de Assistência ao Parto do Estado de SP


13/09/2018 13:05:11 Comunicação NOTÍCIAS

O 5º SIAPARTO – Simpósio Internacional de Assistência ao Parto aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, entre os dias 07 e 09 de Setembro de 2018. A Enfermeira Obstetra do HUSF Maira Agripino Vieira esteve presente no evento juntamente com a Enfermeira Obstetra e Docente da USF (Universidade São Francisco), Silmara Alves de Souza.

O tema deste ano foi “PACIÊNCIA ATIVA”. O objetivo é trazer evidências científicas para os profissionais que trabalham com a assistência ao parto e também ter acesso a algumas informações novas e técnicas diferentes. 

Palestrantes de diversas áreas e com práticas cientificamente comprovadas para o protagonismo da mulher durante a gestação, parto e puerpério ressaltaram a importância dos profissionais brasileiros da área obstétrica esperarem e acompanharem os processos fisiológicos normais.

O Brasil lidera em partos cesáreas do mundo, com 55% dos nascimentos via cesariana no Sistema Único de Saúde (SUS) e 84% na saúde privada, enquanto a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece apenas 15% dos nascimentos por via cirúrgica.

“Para mim a gestação é sagrada! Minha expectativa em relação às mudanças e participação do Hospital no Projeto Apice On do Ministério da Saúde, é que a minha motivação consiga trazer para o HUSF uma nova maneira de nascer e de cuidar. Sei que é possível e espero que juntamente com a equipe multidisciplinar possamos fazer melhorias, introduzir enfermeiras obstetras nos partos de risco habitual, atualizar e aperfeiçoar equipe de enfermagem e, num futuro próximo, sermos referência na assistência ao parto”, afirma Maira, enfermeira obstetra do setor de Pré-Parto e Maternidade do HUSF.

“Foi fantástico, aprendi muitas coisas novas, renovei as esperanças e a vontade de ensinar outras pessoas atender às gestantes, parturientes, puérperas e mulheres com mais humanização e dignidade”, comenta Silmara, docente da USF e enfermeira obstetra.

O simpósio também contou com expositores trazendo produtos e equipamentos que podem auxiliar a rotina dos profissionais. A inovação chamada Spinning Babies (girar bebês) - técnica criada pela parteira americana Gail Tully - propõe sequências de movimentos para que durante o trabalho de parto a mulher consiga encontrar posições que ajudem o bebê a se encaixar corretamente na pelve, facilitando o parto e reduzindo a dor.

Além disso, foram ministradas oficinas de diversos temas. Entre os destaques do evento estava a participação de palestrantes vindas do Canadá, México, Holanda e EUA.


Tags:  

Galeria