HUSF faz campanha para Dia da Higienização das Mãos
Profissionais fizeram uma paródia com o título "A bactéria é terrorista"


28/05/2018 10:18:01 Comunicação NOTÍCIAS

Dia 5 de maio é lembrado anualmente e mundialmente como o Dia da Higienização e Lavagem das Mãos. Pensando nisso, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar em parceria com o Serviço de Educação Continuada do Hospital Universitário São Francisco lançaram nos dias 07, 09 e 16 de maio uma campanha interna de higienização das mãos envolvendo equipes assistenciais, pacientes e colaboradores. 


A ideia é mostrar que a higiene realizada no momento certo e da maneira correta pode prevenir infecções e consequentemente salvar vidas. A cada ano, milhões de pacientes em todo o mundo são infectados enquanto recebem assistência à saúde, e esse é considerado um dos problemas mais frequentes nos ambientes hospitalares. Por isso, foi formulada uma paródia com o título “A bactéria é terrorista” para incentivo das equipes quanto aos momentos oportunos para higienização das mãos, assim como os demais protocolos de procedimentos realizados no dia a dia que, se não forem seguidos e vistos pelas equipes assistenciais com olhar crítico, podem levar o paciente a um quadro infeccioso.


O objetivo é prevenir e minimizar o risco de transmissão de organismos dentro do hospital. A campanha tem como base as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde. Sendo medida extremamente importante que o profissional higienize adequadamente as mãos, antes e após tocar o paciente e também antes de realizar qualquer procedimento, após contato com fluídos corporais e após contato com áreas próximas ao paciente para evitar a transmissão de microorganismos que podem causar infecções.


Se as regras forem seguidas corretamente, é possível reduzir a transmissão de organismos, promover a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. 


No entanto, sendo a meta 5 de Segurança do Paciente, a campanha abrangeu todos os setores do HUSF, inclusive setores externos como Hemodiálise, Hospital Psiquiátrico, Hospital Dia, Hemonúcleo, Ambulatório, Oncologia, inclusive setores terceirizados como Hemodinâmica, Endoscopia, Laboratório São José, Dimen, Centro de Cardiologia e Serviço de Imagem. 


A equipe do SCIH e SEC agradecem a participação de todos os colaboradores nessa Campanha que de forma descontraída e divertida levou informação a totalidade da assistência deste hospital!

 


Tags:  

Galeria