18 de maio: Dia da Luta Antimanicomial
HUSF realiza mais de 250 atendimentos mensais no Hospita-Dia


18/05/2018 14:05:47 Comunicação NOTÍCIAS

No dia 18 de maio comemora-se o dia da luta antimanicomial. Desde o início da década de 80 com a redemocratização do país ocorre o movimento de reforma psiquiátrica que rompe com o modelo de tratamento centrado no manicômio sendo iniciado em processo de desinstitucionalização de pacientes.           

Ocorre então, a implantação de serviços de saúde mental que se orientam aos princípios do SUS e que promovem a reinserção social e a garantia de direitos às pessoas com sofrimento mental.               

Um marco histórico desde movimento foi a aprovação da lei federal 10.216 em 2001 que regulamenta a internação psiquiátrica e orienta o cuidado com foco na rede de saúde e de serviços comunitários. Em 2011 a portaria ministerial de Nº 3.088 instituiu a criação da rede de atenção psicossocial consolidando e ampliando os diversos dispositivos de saúde que atendem à demanda do sofrimento psíquico em diversos níveis de necessidades.               

O Hospital Dia e a enfermaria de psiquiatria do HUSF vem ao longo de todos esses anos ofertando atendimento qualificado em consonância com a política de saúde mental vigente, comemoramos esta data pelas conquistas e atentos a luta constante para manutenção dos direitos adquiridos a todos nós profissionais, usuários e familiares.

* Escrito por Dr. Ivan Rodrigo Cianfarani Centelhas, médico psiquiatra do HUSF e docente do curso de medicina da USF


Tags:  

Galeria