Conheça a DIMEN
Médico especialista em medicina nuclear explica como os exames funcionam


10/04/2018 10:59:30 Comunicação NOTÍCIAS

Nos últimos anos a medicina tem avançado rapidamente. A cada dia vemos novas descobertas, novos tratamentos. Na área da medicina nuclear não é diferente. Diversos exames contribuem para um diagnóstico mais preciso e consequentemente um tratamento mais eficaz.

O HUSF possui uma parceria com a DIMEN – Medicina Nuclear, onde são realizados exames como Cintilografias, Terapias com Radioisótopos e outros.

Dr. Thiago Soares Rocha Alves, especialista em medicina nuclear, explica que a cintilografia ajuda no diagnóstco e tratamento de tumores, por exemplo. No caso do câncer de mama o tumor pode acometer os ossos, se espalhar, e com a cintilografia óssea é possível verificar a mestástase bem no início. Isso contribui na forma de tratar a doença.

Thiago conta que antigamente as cirurgias eram mais invasivas, tirando todo os linfonodos (no caso do câncer de mama). Com o auxilio da medicina nuclear isso mudou. “No momento do procedimento o material radioativo é injetado na mama, próximo ao tumor”, explica o médico. Dessa maneira o médico consegue visualizar exatamente o local que deve ser retirado e tratado.

A cintilografia pode ser reaizada para as mais diversas áreas: cardiovascular, digestivo endócrino, musculoesquelético, nefrologia/urologia, oncologia/ infectologia, respiratório, sistema nervoso, medula óssea, membros superiores e inferiores e até das vias lacrimais.

PET/CT

Trata-se de um outro exame, conhecido como PET-Scan. Ainda não é realizado em Bragança, mas pode ser feito em outras unidade da DIMEN (Campinas é uma delas). Utiliza equipamentos modernos que oferem imagens de última geração, especialmente nas áreas de Oncologia, Neurologia e Cardiologia.

Em outras palavras, é uma tomografia computadorizada, seguida de uma análise metabólica. “O exame é indolor, deve ser feito em jejum e em repouso. Neste exame é possível ver todos os tipos de metástase, é o melhor exame que existe”, conta Thiago.

Para saber mais sobre medicina nuclear e os exames realizados na DIMEN, acesse o site:

www.dimen.com.br


Tags:  

Galeria