Primeiro Seminário Bragantino Ápice On
Humanização dos serviços prestados às mulheres é tema central


07/03/2018 15:26:58 Comunicação NOTÍCIAS

Recentemente o Ministério da Saúde, em parceira com algumas instituições de ensino do país, criou o Projeto Ápice On – Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia. O objetivo é a qualificaçao dos processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais, através da humanização, segurança e garantia dos direitos das pacientes.

Ao todo, 96 hospitais de ensino universítário compõem o projeto, e o HUSF está entre os participantes. Em outras palavras: essa rede de hospitais irá trocar informações para que todos pratiquem boas práticas de obstetrícia e neonatologia.

Entre as boas práticas estão partos menos traumáticos, mais fisiológicos, o icentivo ao aleitamento materno, atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual, além de planejamento reprodutivo.

Cada hospital possui um grupo estatístico local, chamado GEL, formado por enfermeiros, médicos e docentes. O grupo é responsável por essa troca de informações entre as instituições e também promover eventos para a discussão do tema.

Seminário Ápice On

O Primeiro Seminário Bragantino Ápice On aconteceu no dia 07 de março. Profisisonais da área de saúde, estudantes  e professores participaram do evento que foi organizado pelas enfermeiras Tábata Gois Pecoraro e Hellen Ap. Furtado de Almeida, em parceria com a Universidade São Francisco.

Os temas abordados foram: Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal; Diretrizes do Apice On; Boas práticas do Nascimento; e Violência Obstétrica. Todos os participantes receberam certificado.


Tags: