Fonoaudiologia - Saiba mais sobre a profissão e o trabalho realizado no HUSF
Dia do Fonoaudiólogo é comemorado em 09 de Dezembro


07/12/2017 10:36:22 Comunicação NOTÍCIAS

De acordo com o Conselho Federal do Fonoaudiologia existem mais de 12 mil fonoaudiólogos no Estado de São Paulo. O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e educação que atua na prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação e terapia (habilitação e reabilitação), além do aperfeiçoamento dos aspectos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, fluência, articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e deglutição.

Fonoaudiologia no HUSF

O trabalho dos fonoaudiólogos do HUSF consiste em realizar avaliação fonoaudiológica dos recém-nascidos prematuros ou de risco, bem como incentivar o aleitamento materno e ainda fazer o teste da linguinha (tanto ambulatorial como em pacientes internados).

Outro exame realizado é o teste da orelhinha, feito em todos os recém nascidos no HUSF. É por meio da audição que se adquire, normalmente a comunicação oral, por isso o teste é tão importante.

Restabelecer a alimentação por via oral de adultos em uso de sonda (como via de alimento),  traqueostomizados, etc. é mais uma das funções dos profissionais que trabalham no hospital. Esse tratamento é feito mediante estimulação da coordenação da sucção, deglutição e respiração, garantindo o desmame da alimentação por sonda, de forma segura.

Para mais informações sobre a profissão, acesse: http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/


Tags:  

Galeria