25 de novembro - Dia Internacional do Doador de Sangue
Doar sangue é rápido, seguro e uma doação pode salvar várias vidas


28/11/2017 10:16:38 Comunicação NOTÍCIAS

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 1,8% da população doa sangue anualmente. Isso representa cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano. Esse número poderia ser bem maior se a população criasse o hábito de doar.

Apesar de toda a informação que circula pelos meios de comuicação, principalmente a internet, o que muitos não sabem é que doar sangue é rápido, seguro e uma doação pode salvar várias vidas.

Atualmente o Hemonúcleo do HUSF é responsável pelo abastecimento de 11 hospitais públicos e privados da região bragantina.  Por esse motivo é fundamental que a população de Bragança e outras cidades continuem doando.

Mauri Lima da Silva, 26 anos, ajudante geral, estava no hemonúcleo no dia 25 – Dia Internacional do Doador de Sangue – para doar sangue pela primeira vez. Foi o irmão de Mauri (que já é doador) que contou sobre o hemonúcleo. “Faz bem pra ajudar ao próximo e bem pra gente mesmo. Pretendo voltar”, diz.

Já a professoa Shirlei Fernandes da Silva, 43 anos, moradora de Extrema (MG) veio doar pela terceira vez. “A primeira vez doei porque uma pessoa precisava. Na segunda vez trouxe meus filhos também. É um ato de solidariedade. Acredito na bondade das pessoas. Se fizessem mais campanhas, acredito que mais gente viria doar”, conta. Shirlei também doa o cabelo a cada dois anos para uma instiuição que fabrica peruca para pacientes com câncer.

Para comemorar o Dia do Doador, aqueles que compareceram ao Hemonúcleo receberam um kit feito em parceria com o Rotary de Bragança, Humaniza, Paulo Rocha (respnsável pela campanha Sangue Corintiano) e Chaveiro Ferreira.

“Estamos sempre precisando de sangue, por isso contamos com a ajuda da população”, finaliza Jussara Aparecida Rodrigues da Silva, que há 23 anos é farmacêutica do Hemonúcleo.

Informações:

Horário de atendimento: segunda a sábado (exceto feriados), das 7h30 às 13h

Telefone: (11) 2490-1240

Dúvidas sobre doação:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/52695-tire-suas-duvidas-sobre-a-doacao-de-sangue


Tags: