Equipe de Serviço de Qualidade do HUSF promoveu evento sobre segurança dos pacientes
Colaboradores de diversas áreas participaram


30/10/2017 15:51:26 Comunicação NOTÍCIAS

Com o intuito de disseminar boas práticas na assistência à saúde, o HUSF realizou um evento  nos dias 24 e 25 de outubro a fim de propor a reflexão de temas relacionados à Qualidade e Segurança do Paciente.

As palestras foram ministradas pelas enfermeiras do Serviço de Qualidade: Letícia Minga, Maria Luísa Soares e Verônica Souza e contou com grande participação da equipe multiprofissional. Os temas abordados foram ‘Metas de Segurança do paciente’; ‘Modificação no fluxo de notificação de eventos adversos’; e ‘Empoderamento da equipe frente a assistência aos pacientes’.

Desde 2013 o Ministério da Saúde em parceria com a ANVISA desenvolveu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Segundo o ministério “Os Núcleos de Segurança do Paciente devem, antes de tudo, atuar como articuladores e incentivadores das demais isntâncias do hospital que gerenciam risco e ações de qualidade, promovendo complementaridade e sinergias desse âmbito.

E quais são essas ações que minimizam incidentes com danos ao paciente? São protocolos de identificação, prevenção de lesão por pressão, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura e higiene das mãos.

De forma didática e com exemplos práticos as enfermeiras discutiram os temas, mostraram dados relevantes e ações que podem melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde.

“Melhorar a qualidade da assistência deve ser um objetivo comum. Todos estão envolvidos; é um compromisso de todos, independente de trabalhar direta (enfermeiros e técnicos de enfermagem) ou indiretamente com os pacientes (equipe de higiene, manutenção de materiais)”, enfatiza Maria Luisa.

“É importante nos colocarmos no lugar do paciente. Isso contribui para um melhor atendimento. Também é fundamental saber que algumas mudanças não precisam necessariamente de investimento, mas sim de atitude”, finaliza a enfermeira.

Mais informações: www.saude.gov.br/segurancadopaciente


Tags: