Acolhimento a serviço da vida: confira a cerimônia de integração dos novos médicos residentes do HUSF

cerimonia-integracao-novos-medicos-residentes-husf

Na última quinta-feira, 3 de março, foi realizada a cerimônia de integração dos novos médicos residentes do programa oferecido pelo Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus. O evento, realizado na Sala Web do Prédio Central da Universidade São Francisco, também contou com a presença dos integrantes da residência multiprofissional da USF.

Diretor geral do HUSF, Frei Israel Lima (FNPD) iniciou a solenidade apresentando a dinâmica referenciada de atendimento da instituição e todo o trabalho a serviço da vida realizado pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, destacando a importância da participação e o engajamento dos colaboradores.

“Levo comigo a célebre frase de um sacerdote que diz: ‘O centro do mundo não é Roma, mas o Hospital’. Neste cenário, torna-se fundamental entender que o sublime ato de atender a um paciente é tocar na carne de Cristo”.

A abertura da ambientação também contou com as presenças da Profª. Patrícia Costa, representante da diretoria do campus de Bragança Paulista-SP da Universidade São Francisco, do Prof. Me. Dr. Nilson Nonose, presidente da Comissão de Residência Médica (COREME) do HUSF, e do Prof. Carlos Eduardo Pulz Araujo, presidente da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) da USF.

No período da manhã, os ingressantes puderam conhecer algumas das lideranças do Hospital e assuntos essenciais do cotidiano institucional, tais como: normas do setor de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT); Sistema Tasy; funcionamento do laboratório de análises clínicas; e as dinâmicas do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Auditoria e Faturamento-SUS e da COREME do HUSF, apresentada pelo dr. Nilson Nonose.

Por sua vez, à tarde, houve um cronograma de aulas ministradas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) junto ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica (SND) e pela Comissão de Revisão de Prontuários e Óbitos (CORPO). A data especial foi finalizada com a apresentação do Serviço de Qualidade e Humanização do HUSF.