HUSF participa de importante estudo mundial para tratamento da COVID-19, com resultados promissores

husf-braganca-estudo-colcorona-the-lancet

O estudo Colcorona, que avaliou o uso da colchicina versus placebo em pacientes domiciliares diagnosticados com o Novo Coronavírus, foi divulgado pela revista The Lancet, uma das mais renomadas publicações da comunidade científica internacional

Reforçando o seu protagonismo no cenário internacional de saúde, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, através de seu Centro de Pesquisa Clínica, participa de um importante estudo multicêntrico mundial para tratamento da COVID-19. Intitulado “Colcorona”, ele avalia o uso da colchicina versus placebo em pacientes domiciliares diagnosticados com o Novo Coronavírus.

Coordenado pelo Montreal Health Innovations Coordinating Center (MHICC), o estudo Colcorona foi divulgado pela revista The Lancet, uma das mais renomadas publicações da comunidade científica internacional, no dia 27 de maio de 2021. Ele conta com participantes de seis países – além do Brasil, estão representados África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Espanha e Grécia.

O estudo Colcorona, realizado em 4.159 pacientes, com idade média de 53 anos, mostrou que a colchicina, um potente anti-inflamatório de baixo custo – utilizado para o tratamento de gota –, reduziu em torno de 25% o risco de morte ou hospitalização pela COVID-19 após 30 dias do início dos sintomas. A medicação foi prescrita após avaliação médica e nas fases iniciais da doença (as primeiras 24h após o teste positivo).

“O HUSF está colhendo os frutos de seu Centro de Pesquisa Clínica, que traz para a Região Bragantina o que há de mais moderno em pesquisas de terapias e medicamentos, sempre pautados pela ciência, pela ética e pela segurança do paciente. Nossa missão é contribuir para que novas medicações sejam desenvolvidas, oferecendo à população tratamentos inovadores para diversas doenças. E, neste triste cenário de pandemia, muito nos honra estar na vanguarda de alternativas seguras para o tratamento da COVID-19”, explica o diretor médico do departamento, Dr. Murillo Antunes (CRM/SP 104.620).

Diretor geral do HUSF, Frei Roberto Santos destaca que o Centro de Pesquisa Clínica é mais uma conquista da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus para oferecer qualidade de vida, esperança e o melhor acolhimento possível aos pacientes. “Desde que assumimos a instituição, não medimos esforços para assistir a Região Bragantina da melhor forma. E ficamos muito satisfeitos ao ver que nosso trabalho ultrapassa as fronteiras dos municípios que assistimos e assume um protagonismo mundial. Seguiremos sempre empenhados nesta grande jornada a serviço da vida”, celebra.