Conheça o BERA, exame que verifica a integridade das vias auditivas e do nervo do ouvido

BERA

O BERA é um exame de suma importância, indicado para verificar a integridade das vias auditivas e do nervo do ouvido. Ele avalia o caminho que o som percorre desde a entrada do ouvido até a chegada ao tronco encefálico e é comumente realizado em bebês e crianças pequenas – que não têm a capacidade de realizar a audiometria convencional ou apresentam atraso de fala.

“Por se tratar de um exame objetivo, ou seja, que não demanda resposta do paciente, o BERA também tem a finalidade de determinar o tipo e o grau da perda auditiva. É realizado também em autistas ou pessoas que apresentam queixas auditivas”, destaca Gisele Longui, fonoaudióloga do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus.

Segundo Gisele, o BERA pode ser indicado para bebês que apresentam algum indicador de risco para deficiência auditiva – tal cenário ocorre após o resultado do famoso “teste da orelhinha”.

“Os principais fatores de risco para deficiência auditiva dos bebês são: permanência em UTI por mais de cinco dias; uso de medicação ototóxica; ventilação mecânica; infecções congênitas (como rubéola, sífilis, toxoplasmose ou citomegalovírus); antecedentes familiares para perda auditiva; consanguinidade (pais primos), entre outros”, pontua.

O BERA, de acordo com a fonoaudióloga, pode ser classificado em dois tipos: de Triagem ou de Diagnóstico, variando em sua complexidade de avaliação.

“O BERA de Triagem é um exame rápido, que pode ser feito logo após o nascimento do bebê quando há algum fator de risco ou quando há falha no famoso ‘teste da orelhinha’. Caso o bebê também falhe no BERA de Triagem, encaminhamos ao Bera de Diagnóstico, que é mais completo e capaz de verificar o tipo e o grau da perda auditiva”.

Indolor e realizado mediante eletrodos colocados na testa e no lóbulo da orelha da criança, o BERA só pode ser realizado com o paciente adormecido.

“Após os eletrodos, colocamos um fone que encaminha um estímulo sonoro. As respostas são captadas, registradas e analisadas pela fonoaudióloga. Em bebês, conseguimos realizar o BERA com o sono natural, mas, em crianças maiores, o exame é cumprido com sedação, em Centro Cirúrgico”.

Para agendar o BERA em nosso Hospital, basta entrar em contato com o Centro Médico São Francisco, que atende aos convênios AMHA, Amil, Bradesco, Classes Laboriosas, Santa Casa Saúde, Serpram e Unimed Itatiba – além de oferecer o pagamento via particular.

Contatos: (11) 2490-1301 ou (11) 96645-2572