“Vivendo bem com a doença renal” é o tema do Dia Mundial do Rim de 2021

dia-mundial-do-rim-2021

Em 11 de março, é celebrado um evento de grande importância no Calendário da Saúde: o Dia Mundial do Rim, idealização da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e da Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). O tema de 2021, “Vivendo bem com a doença renal”, segundo o Dr. Alexandre de Toledo Arrebola (CRM 90.896), tem como objetivo de enfatizar a qualidade de vida do paciente pós-diagnóstico.

“A ideia deste ano é desmistificar a doença. Muitos diagnosticados acham que não é mais possível viver bem fazendo hemodiálise. Porém, o tratamento não significa a perda de qualidade de vida. Muito pelo contrário: o paciente poderá até experimentar uma melhora. Para tanto, é necessário que ele faça mudanças em seus hábitos, com o apoio da equipe multidisciplinar”, destaca o especialista.

A parceria entre a equipe especializada e os pacientes renais crônicos, de acordo com a enfermeira Gislene Reis, é fundamental para que o tratamento flua da melhor maneira.

“Nossa missão é fazer com que os doentes renais sejam protagonistas de uma mudança de rotina, com foco no autocuidado e na qualidade de vida. E o cenário exige dos pacientes a decisão compartilhada com especialistas e a instrução para agir de forma efetiva frente às situações que a doença pode desencadear. Ou seja, para garantir o bom encaminhamento do tratamento, é necessário que haja aderência às recomendações e sinergia entre todas as partes deste processo”.

No Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, a data foi celebrada com diversas ações no setor de Hemodiálise: orientações com pacientes e seus respectivos acompanhantes sobre doença renal e o estilo de vida – através de uma equipe multiprofissional –, bingo, lanches especiais e divulgação do material oficial produzido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), seguindo todos os rígidos protocolos institucionais de segurança.