Centro de Pesquisa Clínica São Francisco na Providência de Deus: novo marco para a saúde da Região Bragantina

centro-pesquisa-clinica-sao-francisco-husf-braganca (1)

Reforçando seu compromisso a serviço da vida, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus estabeleceu um novo marco para a saúde da Região Bragantina: a criação do Centro de Pesquisa Clínica São Francisco na Providência de Deus, departamento responsável por elaborar e conduzir estudos visando à qualificação da assistência aos pacientes mediante o embasamento científico.

Inaugurado no começo de fevereiro, o Centro de Pesquisa Clínica São Francisco na Providência de Deus possui, no momento, nove estudos iniciados, abordando as seguintes patologias: COVID-19, Doença de Chagas e Síndrome Coronariana Aguda (SCA). 

Um dos estudos, sobre a COVID-19, foi aprovado pelos órgãos competentes e está em processo de recrutamento. Dois deles foram submetidos ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade São Francisco (USF), ao passo que o restante segue em fase regulatória.

“Com o Centro de Pesquisa Clínica, temos a oportunidade de trazer para nossa região o que há de mais novo em pesquisas de terapias e medicamentos. Pautados pela ciência, ética, humanismo e segurança do paciente, nosso propósito é contribuir para o desenvolvimento de novas medicações, oferecendo à população tratamentos inovadores para diversas doenças”, destaca o diretor médico do departamento, Dr. Murillo de Oliveira Antunes (CRM/SP 104.620).

Dr. Murillo, responsável por coordenar a equipe de Cardiologia do Hospital, também exaltou a importância da criação do Centro para a Região Bragantina: “A inauguração coloca nossa instituição no mesmo patamar de pesquisa que é encontrado apenas em grandes centros, como InCor, Sírio-Libanês, Albert Einstein e Beneficência Portuguesa. Certamente, é um ganho imenso para todos”.

Graduada pela Unicamp (2016) e residente multiprofissional em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor/HCFMUSP), a coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica, Mariana Gonçalves, explica que a ideia da implementação foi impulsionada pelo contexto de pandemia ocasionado pela COVID-19, responsável por movimentar inúmeros estudos em busca do imunizante.

“A pandemia fez a sociedade ficar mais familiarizada com pesquisas, área que não era tão abordada antes. Hoje, a população sabe que, para uma vacina ser aprovada, é necessária a conclusão de rigorosas fases regulatórias. E o processo ocorre de forma semelhante com estudos que envolvem pacientes internados ou ambulatoriais para que métodos terapêuticos possam ser implementados ou aprimorados”.

O Centro de Pesquisa Clínica São Francisco na Providência de Deus também pretende estimular a produção científica de profissionais da saúde e, futuramente, incluirá os pacientes oncológicos e as mais diversas áreas em seu campo de estudos.

Conheça, abaixo, os responsáveis pelo Centro de Pesquisa Clínica São Francisco na Providência de Deus:

Dr. Murillo de Oliveira Antunes (CRM/SP 104.620) – Diretor Médico
Pós-Doutor e Doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP), diretor do Centro de Pesquisa Clínica São Francisco na Providência de Deus e coordenador da equipe de Cardiologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus

Mariana Gonçalves – Coordenadora
Graduada em Enfermagem pela Unicamp (2016), residente multiprofissional em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor/HCFMUSP) e coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica São Francisco na Providência de Deus