Visita virtual na UTI COVID: acolhimento durante a pandemia

visita-virtual-uti-covid-husf-braganca (2)

Em situações de adversidade, instabilidade ou incertezas, é considerável que os personagens envolvidos neste cenário, em algum momento, possam apresentar sofrimento. E, durante a pandemia, torna-se um desafio pensar e executar práticas de humanização e acolhimento, afinal, os protocolos de prevenção do Novo Coronavírus (COVID-19) devem ser priorizados e seguidos à risca pelas instituições de saúde – principalmente dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Neste contexto de distanciamento social, o paciente internado com suspeita ou diagnóstico confirmado do Novo Coronavírus acaba totalmente isolado de sua realidade. E, embora (ainda) não seja possível a visita presencial, há recursos tecnológicos que permitem a aproximação entre ele e seus respectivos familiares e amigos. Alicerçado em tais princípios, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus implementou o projeto de visita virtual, que ocorre à beira-leito na UTI COVID, sob os cuidados da psicóloga Flávia Gozzoli (CRP – 06/56420).

Através de um tablet, Flávia Gozzoli realiza a chamada de vídeo entre o paciente e seus familiares. A dinâmica, no entanto, requer uma comunicação integrada. “Antes de iniciar, é necessário informar o estado de comunicação efetiva do paciente. Afinal, os familiares devem ter ciência de que o mesmo pode estar sedado ou sem condições de responder verbalmente. E, concomitantemente, fico à disposição para oferecer assistência e suporte psicológico necessário a ambas as partes”, sintetiza, antes de pontuar os benefícios da visita virtual.

“Trata-se de uma ação amplamente positiva. O contato reduz a carga emocional relacionada ao distanciamento e também faz com que nossa equipe seja protagonista de uma atividade que propicia bem-estar ao paciente e seus familiares. Portanto, muito nos honra seguir fazendo o melhor ao próximo, pautados pela ética profissional e pelas políticas institucionais de humanização a serviço da vida”, finaliza Flávia.