Sangue de Primeira 2ª edição: HUSF e Red Bull Bragantino a serviço da vida!

sangue-de-primeira-husf-braganca

Neste contexto de pandemia, as doações de sangue – que podem salvar até três vidas – ganham redobrada importância. E, para conscientizar a população sobre a necessidade de um gesto de amor a serviço da vida, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) e o Red Bull Bragantino anunciam, orgulhosamente, a segunda edição do projeto Sangue de Primeira

A edição de 2020 sorteará uma camiseta autografada do Massa Bruta (preta e tamanho G) aos que doarem sangue no Hemonúcleo Regional do HUSF entre os dias 14 de outubro e 24 de novembro. O anúncio do ganhador ocorrerá no dia 25 de novembro, Dia Mundial do Doador de Sangue, via live no Instagram do Hospital (@husf_braganca). 

O projeto surgiu no fim de 2019, impulsionado pelo retorno histórico do clube à elite do Campeonato Brasileiro. Afinal, a êxtase da cidade com o acesso e o título da Série B contrastava com a escassez de bolsas de sangue no Hemonúcleo Regional do Hospital – os últimos meses do ano costumam registrar os menores índices de doação de sangue, devido às festividades e às férias.  

“Precisávamos elaborar alguma campanha inédita para conscientizar a população sobre o valor de uma doação de sangue. E, logo, surgiu a ideia de procurar o clube, que é motivo de muito orgulho para a Região Bragantina. Explicamos a situação delicada do Hemonúcleo Regional e sugerimos o ‘Sangue de Primeira’, que faz alusão ao tão sonhado retorno à elite. Felizmente, o projeto foi aceito e tornou-se um sucesso”, detalha Frei Roberto Santos, diretor administrativo da instituição. 

A edição inaugural do projeto Sangue de Primeira foi responsável por arrecadar 87 bolsas – consolidando um potencial para salvar até 261 vidas, visto que o sangue pode ser utilizado de forma terapêutica em até três pacientes diferentes. E, neste ano, o período para a doação será estendido em virtude da pandemia e de um projeto pioneiro para a saúde latino-americana que tem o Hospital e o SAMU de Bragança Paulista-SP como protagonistas. 

“Com nosso suporte, o Brasil será o primeiro país latino-americano a realizar o projeto-piloto de hemotransfusão em ambiente pré-hospitalar. Para viabilizá-lo, disponibilizaremos duas bolsas de sangue O(-) ao SAMU da cidade a cada 72 horas, com o objetivo de otimizar a dinâmica de socorro. Desta forma, as vítimas não precisarão chegar ao Hospital para realizar a transfusão. Com o tempo ganho e o apoio do Red Bull Bragantino para as doações, poderemos salvar ainda mais vidas”. 

Para agendar a doação e saber todos os requisitos que um doador de sangue deve cumprir, basta entrar em contato com o Hemonúcleo Regional do HUSF através do seguinte número: (11) 2490-1240. 

O Hemonúcleo Regional do HUSF funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h30 às 13 horas, e fica localizado no seguinte endereço: Avenida São Francisco de Assis, número 260, Cidade Universitária, Bragança Paulista-SP. 

E aí, #prontosparadoar