Técnicas de Endoscopia: ESD – Dissecção de submucosa

esd_dissecacao_submucosa_husf_braganca (1)

ESD – Dissecção de submucosa é uma minuciosa técnica criada no Japão indicada para tratamento e prevenção do câncer colorretal e lesões de esôfago e estômago. Graças ao advento da tecnologia, o procedimento pode evitar uma intervenção cirúrgica com a retirada do tumor por Endoscopia.

“As lesões que podem acarretar em câncer são cortadas por baixo, após a mucosa ser ‘levantada’ pela ação de substâncias como o soro fisiológico, por exemplo”, explica o Dr. Alexandre Tellian (CRM 81.866), coordenador do serviço de Endoscopia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus e fellow no National Cancer Center, em Tóquio – Japão.

O procedimento deve ocorrer em salas devidamente equipadas, com aparelhos de ponta, e somente é realizado em grandes centros. E os fatores de risco das lesões tratadas pela dissecção de submucosa são, geralmente: tabagismo, hereditariedade e consumo de álcool, gorduras e carnes ou embutidos.

“Além de prezar por hábitos saudáveis, é de fundamental importância a realização de exames preventivos, tais como a Colonoscopia, que será responsável por detectar pólipos, doenças inflamatórias intestinais e os mais diversos estágios de câncer, e Endoscopia”, sintetiza o Dr. Alexandre Tellian, antes de clamar pela importância dos diagnósticos precoces.

“Prevenção é vida. Cuidar bem do organismo é um dever de todos. Não basta apenas uma vida regrada: o acompanhamento médico especializado precisa estar presente para garantir saúde e segurança às famílias”.