Programa Cultivando Competências – Parte I: palestra com Gisele Rabelo

programa_cultivando_competencias_palestra_gisele_rabelo_husf_braganca

A Gerência de Enfermagem do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, em parceria com os setores de Qualidade, Educação Continuada e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), iniciou o programa Cultivando Competências, treinamento destinado aos enfermeiros com o propósito de desenvolver e aprimorar os aspectos fundamentais de liderança – através da proposição de conteúdos teóricos e atividades práticas que proporcionam edificantes experiências aos profissionais, correlacionando os temas discutios com a prática diária. O projeto também faz um convite à reflexão, encorajando os colaboradores a buscar novas soluções para problemas e situações corriqueiras.

No primeiro encontro, realizado na última semana – dias 5 e 6 de março de 2020 –, foi discutido o valor da comunicação efetiva, uma das habilidades necessárias para a competência da liderança. A enfermeira Gisele Rabelo iniciou as atividades com a apresentação de uma palestra destacando a importância do profissional enfermeiro nas instituições de saúde.

Após, a Enfermeira Vanessa Iannuzzi Bueno Maffessoni, do Serviço de Qualidade, ressaltou a importância da comunicação na transição do cuidado, apresentando a ferramenta SBAR – já utilizada para a passagem de plantão e que será estendida às transferências internas.

Os enfermeiros presentes puderam utilizar os rádios de comunicação e preencher a ferramenta SBAR na simulação de uma transferência interna, fomentando o caráter prático do programa.

“Sinto-me lisonjeada pelo convite e em poder dividir um pouco de minha experiência de como criar estratégias no dia a dia para liderar, buscar o autodesenvolvimento e desenvolver uma equipe, além de como aplicar a ciência da melhoria dentro dos processos de saúde”, ressaltou Gisele Rabelo, antes de detalhar os principais tópicos do tema abordado.

“Falar da importância do profissional enfermeiro dentro das instituições de saúde é salientar uma das colunas de sustentação dos processos de trabalho e da segurança dos pacientes. O tema trouxe uma reflexão para o grupo sobre a importância de conhecer os resultados de sua unidade de trabalho, onde, todos os dias, passamos horas para prestar cuidado ao amor da vida de alguém”, encerrou.