Cirurgiã pediátrica do HUSF é uma das autoras de obra inédita sobre Medicina em áreas remotas no Brasil

daniela_silvestre_medicina_areas_remotas_husf_braganca_paulista

Cirurgiã pediátrica do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, Drª. Daniela Silvestre (CRM 94.492) pertence ao seleto grupo de médicos autores da consagrada obra “Medicina em Áreas Remotas no Brasil”, referência latino-americana sobre o tema. A especialista, diretora financeira e social e futura presidente da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR) – ela assumirá o cargo no biênio 2020/21 –, foi a responsável por escrever os capítulos de Medicina Polar e Kits Médicos, detalhando as experiências que traduzem suas grandes paixões dentro da profissão. O livro foi lançado no coquetel de abertura e confraternização do evento Wild Summit Brazil 2019, que ocorreu entre os dias primeiro e 2 de novembro de 2019 no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo-SP.  

Drª. Daniela Silvestre é membro da ABMAR desde 2013, ano em que visitou Catmandu, a capital do Nepal, e se encantou com um projeto social denominado Himalayan Family Healthcare Project. A história de superação do idealizador, filho adotivo de um escalador que alcançou os dois grandes sonhos que traçou – além da graduação em Medicina, tornou-se proprietário de um restaurante –, aproximou ainda mais a especialista, já apaixonada pela Antártida, ao universo da Medicina de áreas remotas.  

“A Medicina de áreas remotas representa um campo muito vasto e abrangente de estudos, pois é a integração de inúmeras variantes, tais como Medicina de Altitude; Medicina de Emergência; Medicina do Esporte; Medicina de Guerra e Combate; Medicina de Mergulho; Medicina Polar; Medicina de Selva; Medicina Tropical e Medicina do Viajante. Também pertencem a esse contexto a análise sobre a influência dos fatores externos na fisiologia do corpo humano e a atuação do médico em expedições de ajuda humanitária ou diante de catástrofes e desastres naturais”, explica.  

Em 2015, Drª. Daniela Silvestre retornou ao Nepal para concluir o curso de Medicina de Altitude pela Wilderness Medical Society. Dois anos mais tarde, realizou a pós-graduação internacional “Expedition and Wilderness Medicine” no Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow, na Escócia – especialização que também a levou a estudos de campo no Marrocos e na Inglaterra. A ampla experiência proporcionada pelos aprendizados fora do Brasil, somada às viagens realizadas por conta própria para observar de perto o desenvolvimento da Medicina em áreas remotas pelo mundo, lapidaram a respeitada bagagem da cirurgiã pediátrica, que enfatiza a importância do trabalho voluntário desenvolvido pela entidade que presidirá.  

“A ABMAR foi fundada por médicos com aptidão a viagens de aventura, que buscaram plena qualificação para desenvolver o trabalho de assistência nas mais diversas situações. Nós representamos um grupo de voluntários apaixonados que lutam por uma grande causa: o fomento da Medicina de áreas remotas para acadêmicos e profissionais da saúde. Através de simpósios e cursos anuais, abordamos temas que não são analisados durante o período de graduação”.  

Ao projetar a repercussão deste ambicioso e inovador projeto, Drª. Daniela Silvestre, que retornará à Antártida no próximo ano – sua primeira viagem ao continente ocorreu em 2016 –, disse sonhar com o espaço da Medicina de áreas remotas na grade curricular das universidades brasileiras: “Atualmente, é um tema abordado, apenas, em cursos de extensão ou pós-graduações. Mas, pela inegável importância que ele representa à sociedade, espero vê-lo, um dia, como matéria obrigatória”.  

A ABMAR  

Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR) é uma sociedade médica sem fins lucrativos. Atualmente, é presidida pela Drª. Juliana Schlaad, médica nutróloga e especialista em Expedition & Wilderness Medicine.  

ADQUIRA O LIVRO  

O livro pode ser adquirido no site da editora Manole, pelo seguinte link: https://www.manole.com.br/medicina-em-areas-remotas-no-brasil/p. Toda a renda das vendas do site será doada ao programa Médico Sem Fronteiras.  

Drª. Daniela Silvestre (CRM 94.492) é graduada em Medicina pela Universidade Santo Amaro (UNISA), com residência em Cirurgia Geral no Hospital Carmino Caricchio (São Paulo-SP) e Cirurgia Pediátrica no Hospital Geral do Grajaú (São Paulo-SP). Além dos trabalhos supracitados, a especialista pertence ao quadro da saúde da Santa Casa de Bragança Paulista-SP e é médica voluntária da ONG EDS – Expedicionários da Saúde.

Foto: Drª. Daniela Silvestre e o livro doado à biblioteca da Universidade São Francisco (USF)