No Dia do Cardiologista, HUSF põe em pauta o infarto agudo do miocárdio

infarto_miocardio_husf_braganca

Criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) no ano de 2007, o Dia do Cardiogista, celebrado em 14 de agosto, traz consigo um período de conscientização rumo à adoção de hábitos saudáveis pela população. E o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus põe em pauta um dos temas mais relevantes do cotidiano dessa especialização médica: o infarto agudo do miocárdio (IAM), popularmente conhecido como “ataque cardíaco”, que representa, atualmente, a principal causa de morte no Brasil e no mundo. 

Dados do Ministério da Saúde colhidos em 2013 mostram que houve aumento de 13% na incidência de infarto agudo do miocárdio entre adultos até 30 anos, o que revela o cultivo de hábitos não saudáveis de vida. Ademais, há o alerta para a alta incidência de ataques cardíacos em pessoas previamente assintomáticas – contingente que representa a porcentagem de 50% a 60% dos casos.  

“Essa estatística alarmante mostra que é de fundamental importância a consulta anual com o médico cardiologista, afinal, ele será o responsável por avaliar os riscos e instituir medidas de prevenção e tratamento. A ocorrência de infarto agudo do miocárdio em casos assintomáticos atesta que os fatores de risco (tabagismo, colesterol elevado, diabetes, pressão alta, obesidade e sedentarismo) não foram devidamente controlados ou combatidos”, explica Dr. Murillo Antunes (CRM/SP 104.620), chefe do departamento de Cardiologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus. 

Doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade São Francisco (USF), Dr. Murillo Antunes explica que a dor no peito é o principal sintoma de infarto agudo do miocárdio, mas outros fatores devem ser considerados – principalmente pelos grupos de risco: “Dor de estômago, falta de ar, desconforto torácico e pressão torácica inespecífica também podem ser manifestadas nesse contexto. E tais quadros podem ocorrer, inicialmente, em diabéticos ou idosos”. 

Para a efetiva diminuição da incidência de ataques cardíacos, Dr. Murillo Antunes sublinha a importância da educação alimentar e da inserção de exercícios físicos no dia a dia – planejamento que pode ser posto em prática mesmo em um cotidiano atribulado e intenso de trabalho. 

“É imprescindível adotar um estilo de vida saudável, com práticas diárias de atividades físicas (basta realizar 30 minutos delas durante cinco dias). Ademais, a população deve realizar o controle do peso prezando por uma dieta rica em frutas, verduras e carnes brancas, evitando carnes vermelhas e alimentos ricos em açúcar. Também é fundamental abandonar o tabagismo, cumprindo um controle rigoroso da pressão, do colesterol e da diabetes com uso de medicações prescritas por um médico especialista”. 

Equipe de Cardiologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus

Dr. Bruno Stefani Lelis Silva – CRM/SP 129.168

Dra. Cristina de Sylos – CRM/SP 93.128

Dr. Edgar Paul Nunez Rubio – CRM 148.890

Dra. Fernanda Coutinho Storti Malufi – CRM/SP 86.935

Dr. José Armando Mangione – CRM 31.002

Dr. Leonardo Moraes de Albuquerque – CRM 111.374

Dr. Luiz Felipe Wili – CRM 115.317

Dra. Maria Cristina César – CRM 156.962

Dr. Matheus Bueno de Moraes – CRM 161.099

Dr. Murillo de Oliveira Antunes – CRM/SP 104.620

Dr. Tibério Augusto Oliveira Costa – CRM 174.265

Dr. Vitor Endo Daher – CRM 157.186