IV Seminário de Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica e Projeto ApiceOn

apice_on_husf_braganca_paulista

No dia 14 de agosto, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, o Hospital Estadual de Sumaré e o Hospital da PUC-Campinas organizaram o IV Seminário de Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica, em Campinas-SP. O evento, realizado pelas enfermeiras aprimorandas das instituições integrantes do Projeto ApiceOn, cumpriu a última etapa do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas (CAEO). O estágio inicial do curso foi em 2018, quando as profissionais participaram de um período de imersão no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte-MG, durante 15 dias. 

O objetivo do IV Seminário foi representar um espaço de compartilhamento de aprendizado entre as aprimorandas, enfatizando as experiências construídas a partir do curso, fomentando a discussão de possibilidades e desafios da inserção da enfermagem obstétrica no contexto da assistência ao parto e nascimento. 

Além das coordenadoras do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstetras (CAEO) do Hospital Sofia Feldman, Enfª Karla Caldeira e Enfª Cristiane Silva, estiveram presentes na abertura do evento Profª Drª Marlise de Oliveira Lima (representante da ABENFO-SP), Enfª Marcela Zanatta (representante do COREN-SP), Enfª Obstetra Lídia Maria Beloni Silva (mediadora ApiceOn dos serviços de Bragança Paulista-SP, Campinas-SP e Sumaré-SP) e Enfª Andressa Aparecida de Araújo Costa (responsável pela área técnica de Saúde da Mulher do DRS-VII e representante da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas-SP). 

O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus foi representado pela enfermeira obstetra Maira Agripino do Nascimento, pioneira do serviço, que esteve acompanhada por uma equipe de colaboradoras da instituição: Maria Luísa Soares, gerente de Enfermagem; Luana Artioli, coordenadora do Centro Cirúrgico, Pré-Parto e Central de Materiais; Patrícia De La Viuda Hara, coordenadora do setor de Apartamentos, Enfermaria de Convênios e Maternidades; Helen Almeida, coordenadora da UTI Neonatal, Cuidados Intermediários e Pediatria; Camila Costa, coordenadora de projetos; Jeanatha Souto e Vanessa Iannuzzi, enfermeiras responsáveis pelo Serviço de Qualidade Hospitalar; Débora Dalpino, enfermeira do Centro Cirúrgico, Michele Basanini, técnica de enfermagem do setor Pré-Parto, e Suziane Siqueira, responsável pelo Centro Integrado de Humanização. 

O evento também contou com a exposição “Mãe é Laço Eterno”, do fotógrafo bragantino Fábio Moraes, celebrando o mês de incentivo ao aleitamento materno. 

Reunião Mensal do Grupo Estratégico Local (GEL) 

Dois dias após a realização do IV Seminário de Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus promoveu a reunião mensal do Grupo Estratégico Local (GEL). O evento, conduzido pela mediadora Lídia Beloni, contou com a participação de Leandro José Uliam, diretor administrativo da instituição, e Dr. Pedro Izzo, diretor técnico, e também recebeu as coordenadoras do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstetras (CAEO) do Hospital Sofia Feldman, Enfª Karla Caldeira e Enfª Cristiane Silva. 

A prolífica troca de experiências – com ênfase nos aspectos mais delicados do modelo de atenção ao parto e nascimento e fomentando a inserção da enfermagem obstétrica nesse contexto de assistência médica especializada – foi encerrado com uma visita à infraestrutura do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus.