Julho Verde: conheça os benefícios da Medicina Nuclear em casos de câncer de tireoide

dimen_julho_verde_husf_braganca

Encerrando as campanhas de conscientização do Julho Verde – denominação não oficial em virtude do Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 do respectivo mês –, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus apresenta um dos serviços presentes dentro de seu complexo: a DIMEN – Medicina Nuclear.

A DIMEN é pioneira na transmissão de imagem médica no Brasil e a primeira instituição do interior do País a oferecer exames de PET/CT com 18F-FDG (Fluordeoxiglicose), utilizado para avaliar alterações funcionais e metabólicas dos mais diversos órgãos e sistemas (como tumores de cabeça e pescoço), sendo o “padrão-ouro” para a investigação de vários tumores malignos e exame indispensável na prática clínica da Oncologia atualmente.

A instituição também disponibiliza métodos eficazes para diagnóstico e tratamento de doenças da tireoide, tais como: Cintilografia de Tireoide, a Pesquisa de Corpo Inteiro com 131 Iodo (PCI) e a Radioiodoterapia para lesões benignas ou malignas.

“Apesar de o câncer de tireoide ser uma neoplasia indolente (com lenta evolução), o pescoço representa uma área de estreitamento do corpo e inspira muito cuidado. Após a tireoidectomia (retirada cirúrgica da tireoide), o Iodo radioativo vem para complementar o tratamento e ‘eliminar’ o restante de tecido tireoidiano que, frequentemente, persiste na região cervical”, explica didaticamente o Dr. Thiago Rocha (CRM 148.831), médico com especialização em Medicina Nuclear pela DIMEN.

Integrante do corpo médico da DIMEN de Bragança Paulista-SP desde 2015, Dr. Thiago Rocha enfatiza que a retirada completa da tireoide pode causar complicações ao paciente. Assim, o tratamento com radioiodo é um complemento pós-cirúrgico imprescindível – podendo, também, ser realizado em casos reincidentes: “Caso seja necessário, é possível aplicá-lo novamente nos pacientes, mantendo a mesma proporção de precisão resolutiva”.

Mais sobre a DIMEN – Medicina Nuclear

A DIMEN – Medicina Nuclear representa um grupo de médicos especializados em Medicina Nuclear com vários títulos referendados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. 

Muitos profissionais da DIMEN já estagiaram em diversos hospitais norteamericanos e europeus, com reconhecimento através de publicações internacionais e participações acadêmicas nas principais universidades do País.

DIMEN de Bragança Paulista-SP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 18 horas

CONTATO
Telefones: (11) 4033-18969, (11) 4033-1972 ou (11) 2490-1250
Email: dimenbraganca@dimen.com.br

AGENDAMENTO VIA WHATSAPP
(11) 2490-1250

Créditos da imagem: Divulgação/HUSF